sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Regresso ao Secundário!

Ora bem caros camaradas (principalmente aqueles que fizeram parte da grande turma F de economia no secundário e que devem prefazer 90% das pessoas que ainda perdem tempo a ir a este blog), chegou aquela altura do ano em que as televisões fazem aquelas reportagens sobre as melhores escolas publicas e para não variar a nossa querida Infanta Dª Maria volta a estar no topo do ensino publico em Portugal! Algo que me deixa cheio de orgulho até começar a ver as imagens captadas no estabelecimento de ensino... "QUE RAIO É AQUILO?" pensei eu, enquanto visualizo imagens de partes da escola que pensava conhecer como a palma da minha mão.

Um pavilhão novo! Quem é que aqui não se lembra do antigo pavilhão que não devia ser maior que uma cozinha, dando apenas para a pratica de ginástica e voleibol (ou seja, não servia para nada...) tendo nós de jogar à bola naquele campo de futebol forrado a cimento que nos deixava os joelhos bem esfolados sempre que iamos ao chão? E as vezes que fomos jogar para o pavilhão da PT e do União de Coimbra seguido de um belo fino no bar da Dona Teresa antes de voltar à escola para continuar as aulas? E as aventuras que tivemos nas aulas de educação fisica (professoras a desmaiar entre outras...)?

Um edificio completamente novo no lugar onde antes era a oficina de artes! Quem não se lembra das grandes aulas de EV que lá tivemos com o mitico Professor Cequeira que tantos conhecimento e bom senso comum nos transmitiu naqueles discursos auto biograficos, contando-nos historias da sua vida (mesmo algumas que mais valia não termos ouvido) e usando uma linguagem propria de um motoqueiro em autentica crise de meia idade?

Corrimões e rampas de acesso! Quem não se lembra das minhas aventuras com as muletas depois do meu pequeno azar com os ligamentos do joelho, a tentar subir e descer as escadas para ir para as aulas a tempo, chegando muitas vezes atrasado e safando muita gente de apanhar faltas de atraso com a simples desculpa: "Profe, cheguei atrasado porque tive de ajudar o Zé!"

Bar competamente remodelado! Quem não se lembra do antigo bar? Pequenino para tanta gente sempre que a fome apertava a meio da manhã ao ponto de muitas vezes ter filas a fazer lembrar a sopa dos pobres! E quando começaram a usar senhas de 3 euros para tornar tudo mais rapido e "certas pessoas" arranjaram maneira de falsificar essas senhas? E quando instalaram a maquina para carregar os cartões do bar, na tentativa de parar com as falsificações de senhas, e "certas pessoas" descubriram um erro no sistema que permitia duplicar o saldo do cartão? Tanta refeição grátis que para ali houve...

Jardins arranjados! Quem não se lembra do matagal atrás da escola que muitas vezes era usado por alunos a quererem fazer certas coisas de legalidade duvidosa, ou o problema que era para ir buscar uma bola sempre que alguem dava um chuto com mais força durante as peladinhas, e esta desaparecia no meio das arvores?

Cabine para o segurança a vigiar quem entra e quem sai! Quem não se lembra daquelas pancadarias e stresses à entrada da escola porque Fulano da escola X veio bater em Sicrano por causa de uma rapariga, ou porque este era amigo de Belcrano da escola Y? Ou quando havia motas de alunos a serem roubadas por individuos a usarem carrinhas de caixa aberta?

Portanto volto a repetir: QUE RAIO É AQUILO? Aquilo não é a escola onde eu andei...

1 comentário:

Eduardo disse...

Onde é que isso já lá vai, o dona antigo, agora só falta remodelarem a feuc quando bazarmos de lá xD