quarta-feira, 1 de abril de 2009

Scolari no Sporting!

"O brasileiro Luiz Felipe Scolari será o próximo treinador do Sporting. O acordo entre Soares Franco e o antigo seleccionador nacional já está feito e até agrada a Paulo Bento, que se sente “muito honrado” por vir a ser substituído por um grande nome do futebol mundial. Porém, só será anunciado oficialmente quando estiver definida a classificação do Sporting na Liga Portuguesa.
Sendo um sinal de uma aposta forte do futebol do Sporting para o novo ciclo que vai começar em 2009-2010, Luiz Felipe Scolari – que recentemente abandonou o Chelsea – aparece, assim, como um grande trunfo eleitoral de Filipe Soares Franco, que, nas últimas horas, terá feito depender a sua decisão de se recandidatar de um acordo com o treinador brasileiro. As negociações, que decorreram no maior secretismo, começaram há algumas semanas, quando o empresário Gilmar Veloz esteve em Lisboa. Na altura, o agente brasileiro declarou ter-se deslocado a Alvalade para tratar da naturalização de Liedson. Uma desculpa de circunstância, uma vez que essa matéria depende unicamente das autoridades portuguesas, sendo irrelevante o papel do empresário.
O problema financeiro não se coloca, uma vez que Luiz Filipe Scolari terá o seu vencimento garantido pelo BES. O banco vai abandonar a sponsorização das camisolas do Sporting, mas garante uma presença no futebol, aproveitando a imagem de grandes figuras, entre as quais está Scolari. Logo, esta solução, acaba também por demonstrar a capacidade de gestão de Soares Franco, uma vez que o BES deixa de patrocinar o futebol do Sporting, mas continuará a contribuir na mesma, suportando os vencimentos do novo treinador.
Luiz Felipe Scolari preenche os requisitos essenciais para um ciclo mais exigente do futebol do Sporting. Scolari é um peso-pesado do futebol mundial, sendo visto como um dos poucos treinadores capazes de projectar o Sporting Clube de Portugal não só em Portugal como no estrangeiro, nomeadamente nos organismos do futebol.
Outro dado surpreendente é que, mesmo com a contratação de Luiz Felipe Scolari, continua em aberto a permanência de Paulo Bento em Alvalade, desta vez como responsável máximo por todo o futebol de formação do Sporting. Ele que Soares Franco nomeou em tempos como o “Ferguson do Sporting”… De resto, a carreira de Paulo Bento está numa encruzilhada: desgastado pelas suas posições contra a arbitragem portuguesa, o treinador do Sporting, que já declarou que não iria directamente para o FC Porto ou o Benfica, teria como única alternativa para continuar a carreira uma saída para o estrangeiro. Mas questões de ordem familiar - e o treinador do Sporting preza, acima de tudo, a estabilidade familiar - impedem a sua retirada do País, pelo menos nos tempos mais próximos. Daí que a solução passe mesmo pela sua continuidade em Alvalade, agora em outras funções - que significam uma melhoria na formação leonina.
Um cenário possível, dadas as boas relações que Scolari manteve com a equipa técnica do Sporting no tempo em que foi seleccionador nacional. Soares Franco manifestou a Paulo Bento que esse seria o seu desejo - tanto mais que Paulo Bento já tem 9 anos de trabalho no Sporting! -, mas o treinador principal do Sporting ainda não deu uma resposta. Caso Paulo Bento recuse a proposta da SAD do Sporting, Manuel Fernandes é a alternativa equacionada por Soares Franco para a função, facto que tem o condão de também agradar, e muito, aos sócios e adeptos leoninos.
Quanto a Scolari, regista a particularidade de ser um estrangeiro que fala português e que conhece a cultura portuguesa, assim como conhece profundamente o futebol português, a Liga Portuguesa e os seus meandros. Conforme o LEÃO DA ESTRELA já escreveu, Scolari tem ainda a vantagem de ser um profissional que transporta uma “mais-valia política” susceptível de “pôr em sentido” o “sistema” do futebol português, podendo contribuir para baralhar o equilíbrio de poderes nos centros de decisão. Num clube que não ganha a Liga Portuguesa desde 2002, nem regista sucessos a nível internacional, à excepção da chegada à final da Taça UEFA em 2005, Scolari teria como grande motivo profissional ser o treinador protagonista de um ciclo ganhador em Alvalade.
Reconhecido como um líder forte e disciplinador e habituado a trabalhar com os melhores jogadores do mundo, Scolari apresenta o perfil ideal para liderar um plantel ambicioso e sustentado nos jovens formados na Academia do Sporting, emprestando-lhe a motivação e a maturidade psicológica necessárias para ultrapassar com êxito os momentos decisivos."

fonte: Blog Leão da Estrela

Era bom não era? Viva o 1 de Abril!!!

2 comentários:

Ricardo disse...

Lol, entao é que o sporting ia à falencia de vez a pagar o ordenado do homem

Eduardo disse...

lolol, yha, mas era engraçado de se ver, mas não acredito, dado que o scolari ganha balurdios de dinheiro, mas era bom par ao futebol portugues