quarta-feira, 4 de junho de 2008

Euro 2008 (by Alexandre Correia)

Caros internautas, aqui estou a fazer a minha primeira intervenção neste blog, em que tenho todo o gosto em participar, dando o meu contributo, principalmente a nível futebolístico, uma das minhas paixões.


Para introduzir uma novidade neste blog, decidi criar um espaço para entrevistas, e, como o Euro 2008 está à porta, entrevistei José Rui Nabais, um entendido na matéria, para nos falar das suas expectativas. Espero que gostem...


Nome: José Nabais

Idade: 20 anos

Localidade: Coimbra

Profissão: Estudante da FEUC


1 - Como amante do futebol, o que espera do Euro 2008?


José Rui Nabais - O que eu espero do Euro 2008 é o que eu espero de qualquer grande competição de selecções (europeu, mundial ou taça das confederações); um evento de celebração, alegria, união, que celebra a festa do futebol, a amizade e fair-play entre as 16 equipas que tentarão dar grande alegria à sua respectiva população. Será, com certeza, uma ocasião em que as pessoas poderão esquecer os seus problemas, e, durante estas semanas terão a oportunidade de festejar as conquistas da sua selecção, chorar os seus fracassos, e, acima de tudo sonhar que no final a sua selecção ganhe o "caneco"...



2 - Passando para a parte competitiva, na sua opinião quem poderão ser as principais surpresas?


J R Nabais - É difícil dizer quem serão as principais surpresas. Todas as selecções apuradas demonstraram o seu valor, pelo que difilcilmente considero algumas delas "outsiders", mas a nomear algumas com mais hipóteses de serem consideradas uma surpresa, diria a Rússia e a Polónia (pela magnífica fase de qualificação onde ficou à frente de Portugal).
Por outro lado, considero que as selecções com tarefa mais difícil serão sem dúvida a Roménia, no "grupo da morte" com 3 candidatos ao título, e a Àustria, claramente a selecção com menos potencial, ao ponto de muitos adeptos estarem contra a sua inclusão no Euro, colocada igualmente num grupo extremamente difícil.



3 - No grupo de Portugal existem já selecções desfalcadas de alguns dos seus melhores jogadores. Na sua opinião, qual a selecção do grupo A (Rep. Checa, Turquia e Suíca) que se encontra mais desfavorecida neste aspecto?


J R Nabais - As 3 selecções sofreram com lesões de jogadores importantes, principalmente a República Checa e a Suíça, com as lesões de Rosicky e Frey, respectivamente. Ambos são jogadores determinantes, Rosicky pela construção de jogo e Frey pela sua capacidade de finalização. Contudo, isto não significa que checos e suiços estejam frágeis, a República Checa já demonstrou no Europeu passado que não era uma equipa fraca, tendo chegado mesmo às meias finais e ainda conseguiu o prémio de melhor marcador do torneio para o avançado Milan Baros, já a Suiça demonstrou o seu valor no último mundial onde ficou à frente da França na fase de grupos e só foi eliminada nos penalties pela Ucrânia nos oitavos-de-final, portanto penso que a ausência destes jogadores não dá a Portugal o direito de pensar que estes jogos serão "favas contadas".


4 - Neste momento, espera-se muito de Cristiano Ronaldo, de quem se fala como futuro melhor jogador do Mundo. Será que o protagonismo o vai favorecer, ou pelo contrário, vai prejudicá-lo?


J R Nabais - O rendimento de Cristiano Ronaldo neste momento é uma incógnita. Por um lado, dizem que depois da fantástica época que realizou no Manchester, já não terá pernas para continuar este rendimento no Euro; outros dizem que o constante assédio do Real Madrid e dos jornalistas fez-lhe subir o dinheiro à cabeça, o que não será nada bom para a equipa no Euro. Por outro lado, andam a dizer que o Ronaldo irá sem dúvida fazer um grande Euro porque terá uma selecção a jogar para ele. Eu mantenho uma posição de neutralidade nesta questão pois penso que o Cristiano não terá um rendimento parecido ao da época mas que poderá fazer um grande Europeu na mesma, tendo as pessoas de perceber que a selecção portuguesa tem vários jogadores que podem decidir um jogo e o Cristiano é apenas mais um. Não se pode pensar que o Ronaldo é já um "deus do futebol" pois ainda é bastante novo e como todos nós é humano podendo errar (temos como exemplo o penalty na final da champions).


5 - Para finalizar, qual o seu prognóstico para a final do Euro 2008?


J R Nabais - É sempre complicado dizer, pois existem vários candidatos ao título e várias selecções que não o sendo podem surprender. A minha preferência passa por um Portugal-Itália na final, gostando de ver Portugal a jogar e a ganhar à actual campeã mundial.


Gostaria de deixar aqui um grande agradecimento a esta grande personalidade José Rui Nabais pela sua disponibilidade imediata para participar nesta entrevista que espero que tenha sido do agrado de todos.


Sem comentários: