terça-feira, 10 de junho de 2008

DIA DE PORTUGAL!!!!




Hoje é dia de Portugal! É aquele dia em que muitos de nós olham para o céu e agradecem a Deus o facto de terem nascido nesta magnifica Nação (como eu), e muitos outros olham para o chão e arrependem-se de não terem nascido uns quilómetros para o lado direito (a todos esses indivíduos aconselho desde já a irem todos para o raio que os parta para não ter que dizer asneiras). É verdade que não é o país mais avançado, mais evoluído, nem aquele em que os seus cidadãos possuem a melhor qualidade de vida, mas não deixa de ser um grande país!

Fundado em 1143 (quantos mais países podem dizer isso?), o nosso país teve a sua Idade de Ouro no séc. XV (até ai basicamente andamos a pancada com os mouros para conseguirmos o Algarve, que parecendo que não aquelas praias em turismo dão bastante dinheiro...) com os Descobrimentos (em que basicamente éramos os moços de entregas da Europa mas chulávamos toda a gente, fosse os europeus nos preços, fosse os africanos no facto de os irmos buscar e os obrigarmos a trabalhar para nós, fosse os asiáticos com quem andávamos sempre a pancada por um niquinho de território).

Logo a seguir, teve o momento mais negro da sua história a crise de Sucessão de 1580 (obrigado D. Sebastião... no dia em que supostamente voltares sou o primeiro a devolver-te à proveniência!!!) que originou um período de domínio espanhol em Portugal (sim nós fomos espanhóis durante 60 anos!!!!!). Mas como bons portugueses que somos, ao fim de tantos anos lá decidimos ir cortar umas cabeças e os espanhóis não voltaram a cá meter os pés (a não ser para ir de férias para o Algarve). A partir dai a nossa história não têm muito interesse (acreditem... tirando umas desavenças entre irmãos, um marquês a mandar em lugar de um rei, umas invasões de uns "avecs" e mais umas desforras com "nuestros hermanos" pouco se passou...)

Até que chegamos a 1910 quando decidimos fazer como os franceses e demos umas ferias permanentes ao rei (mas ao contrario dos avecs fomos espertos, deixámos um herdeiro vivo não fosse a república correr mal voltávamos ao "sistema de jogo habitual"). Claro que isto deu para o torto e houve logo alguém que se aproveitou do facto deste país de gente ingénua não saber nada de politica e tivemos a nossa própria Ditadura a partir de 1926 (com eleições forjadas, raptos e assassinatos políticos, policias do Estado, censura e muitas outras coisas bonitas).

Mas mais uma vez fartámo-nos e no dia 25 de Abril de 1974 saímos à rua com cravos (sim cravos!!! armas? pistolas? espadas? paus? bombas? não...cravos!!!! nem o Ghandi se lembraria de usar cravos!!!) e fizemos a revolução mais original ( e parva) da história da humanidade (como é possível não haver UM morto numa revolução???? Coisas mal combinadas é o que dá...). Aí tivemos um peso na consciência e decidimos parar de chatear os Mantorras em África, e desde então nada se passou (tirando uma entrada na UE e uma adesão ao euro...).

Conclusão: um País bastante bom, com boa bebida, boa comida, futebol aceitável, e gente simpática (principalmente quando há vinho, queijo e presunto na ementa :P)

EDIT (22:00): queria aqui agradecer à Suécia pela magnifica prenda que deu hoje aos portugueses: espetar 2-0 aos filhos de uma grandessíssima **** dos gregos(com todo o respeito para com a senhora) ajuda bastante nas celebrações de tão magnifico dia!

Sem comentários: